Avançar para o conteúdo
Início » Polícia investiga site suspeito de realizar falsos leilões de veículos no RS; saiba como não cair em golpes

Polícia investiga site suspeito de realizar falsos leilões de veículos no RS; saiba como não cair em golpes

Ao menos 25 ocorrências envolvendo um site suspeito de realizar falsos leilões de veículos na internet são investigadas desde maio de 2022 pela Polícia Civil no Rio Grande do Sul. A página patiopoa.com, que ainda está ativa, utiliza a marca do Detran de forma indevida para enganar usuários.

Página exibe fotos de carros, informa preços e diz que leilão está em andamento. Site está hospedado em servidor no Canadá.

O site exibe fotos de carros, informa os preços e diz que o leilão está em andamento. No entanto, pessoas que dizem ter pago pelos automóveis afirmam que não receberam os veículos.

Uma mulher que diz ter perdido R$ 31 mil no site só percebeu a fraude ao chegar para buscar o carro em um endereço falso.

O Detran encaminhou as denúncias para a polícia.

“Muitas denuncias, principalmente da pandemia pra cá, onde o mundo digital, o mundo virtual, foi incentivado por uma serie de atividades, principalmente transações comerciais”, afirma o diretor-técnico do Detran, Fábio Pinheiro dos Santos.

Hospedagem no exterior
A página está hospedada em um servidor no Canadá. A Polícia Civil deve pedir a retirada do site ao provedor.

O diretor de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça, Antônio Braz da Silva Neto, afirma que criminosos fazem o registro do site fora do Brasil para dificultar a localização de informações pessoais.

“O órgão de controle do Brasil, dos sites, que é o Comitê Gestor da Internet, possui um serviço que é o ‘registro.br’, onde é possível colocar um domínio ‘com.br’ e se obter dados do administrador e dos responsáveis técnicos e administrativos de um determinado domínio. Inclusive constando, a legislaçao brasileira obriga ter o CNPJ e/ou o CPF da entidade, o que facilita muito a busca no caso de uma investigação. Nos domínios internacionais, nem sempre isso ocorre”, diz.

Dicas para não cair em golpes
O Detran faz uma série de orientações para que compradores de automóveis não caiam em golpes:

Em leilões, o Detran não aceita pagamento com transferência bancária ou Pix
Os veículos só podem ser pagos com a chamada “Guia de Arrecadação”, com código de barras
Todos os leilões no RS são anunciados no site detran.rs.gov.br
Consultar o edital do leilão, a placa do veículo e a data e horário do evento
Desconfiar de sites com a extensão ‘.com’, sem o ‘.br’