O golpista, que usa perfil no Facebook com o nome de Guilherme Guedes, supostamente de Santarém, utiliza o nome da empresa, responsável por fazer leilões de veículos apreendidos para o Departamento de Trânsito (DETRAN – PA), Vip Leilões, com intuito de falsamente vender motocicletas, através de divulgações na rede social. Vale lembrar que o perfil usado pode ter sido hackeado levando em conta as diversas situações que têm ocorrido recentemente.
Uma das vítimas foi um garimpeiro de Itaituba que teria comprado uma moto, modelo Bis, de cor branca, no dia 13 de novembro, a qual seria um presente surpresa para a esposa, no valor de R$ 5.000,00, enviado via Pix. Segundo a esposa do garimpeiro, o golpista afirmou que entregaria a moto no dia 14 de novembro, dia do aniversário de Itaituba, visto que o veículo já estaria em Itaituba.
Por ser feriado na cidade, a mulher aconselhou o esposo que nesta data a moto, possivelmente, não seria entregue. Porém, ambos perceberam que era golpe apenas quando o suposto Guilherme os bloqueou nas redes sociais. O golpista já era amigo do garimpeiro no Facebook há cerca de três meses.
A mulher afirmou ainda que um amigo próximo, outro garimpeiro, também negociou e pagou uma motoclicleta, e acabou caindo no mesmo golpe.
O Giro tentou contato com o suposto Guilherme Guedes, através do contato enviado pela informante, número (93) 991847742, mas o mesmo bloqueou imediatamente. O golpista utiliza uma conta comercial, com categoria de Serviço Automotivo, na qual consta a identificação como “Guilherme Guedes Detran PA”.
Como o golpe é aplicado
Para dar credibilidade à suposta venda, o golpista solicita a documentação pessoal das vítimas para um prévio cadastro, como identidade, CPF, e outros, posteriormente afirma que o cadastramento foi aprovado e prossege com a “negociação”.
O mesmo promete a entrega do veículo quitado, no nome do comprador, com placa do Mercosul, IPVA 2021 pago, 90 dias de garantia, entrega no endereço do comprador ou se a pessoa preferir poderia buscar, documentação sem restrição e com Dut em branco.
Além disso, Guilherme Guedes usa um Pix com dados de um suposto diretor financeiro do Detran, “Dr. Rairo de Oliveira dos Santos/ Pix: 010.640.402-41”. Após o valor ser transferido e comprovar o recebimento, o golpista não entrega o veículo vendido e bloqueia as vítimas nas redes sociais.
I’m not sure why but this web site is loading very
slow for me. Is anyone else having this problem or is it a problem
on my end? I’ll check back later and see if the problem still exists.