O mercado de compra e venda de carro usado (aumento de 70,6% em 2020) que sempre foi grande está crescendo ainda mais devido à crise econômica que diminui o poder de compra da população e também o valor exorbitante dos veículos zero km(diminuição de 25,6% em 2020). E a compra de carro em leilão é uma pratica muito utilizada por várias revenda de veículos usados, mas será que vale a pena participar de leilões de veículos?
O aumento de pessoas físicas participando de leilão de veículos é perceptível tanto pelos leiloeiros como por profissionais envolvidos e que participam de leilões. Muitos compram veículos para uso próprio, mas verificamos também vários particulares comprando carro de leilão para revender e aumentar a renda (assim como eu funcionário de uma estatal que encontrou nesse mercado uma ótima e lucrativa forma de complementar a renda) ou como a única fonte de renda. Mas para que está começando nesse ramo é bom se atentar a algumas dicas e cuidados para não perde dinheiro e principalmente tempo.
Primeiro você deve entrar nos sites dos leiloeiros de confiança, verificar dos lotes disponíveis os que mais lhe chama a atenção. Depois devemos pesquisar por quanto o veículo está sendo vendido na rua e não nas lojas que são mais caros e oferecem garantia, mesmo que baixa.
Após essas consultas, faça as contas de quanto você vai gastar com: deslocamento (seu e do veículo) comissão do leiloeiro, reparos, documentação etc. Por fim saiba quanto você pretende lucrar. Trabalhe bem estes números, ainda mais que você não tem muita experiência. Fazer uma média por cima é muito arriscado. Carros populares como CELTA, GOL, PALIO e UNO são os melhores para revenda ou como falam no mercado “é dinheiro na mão”, mas devido ao aumento de Pessoas fica comprando em carro em leilões esses modelos mais populares estão recebendo lances muito alto e na maioria das situações não está valendo a pena comprar para revenda.
Devemos também escolher o melhor tipo de leilão para participar temos hoje leilões dos DETRANs, judiciais, órgãos e empresas públicas, de frota, seguradoras e financeiras cada um tem as suas especificidades que explicaremos melhor em outro artigo. Mas normalmente os veículos já vem com a documentação em dia e sem débitos, por isso é bom sempre ler e analisar o edital de cada leilão, também abordaremos mais sobre esse assunto em outras oportunidades.
Hoje os principais leilões estão localizados no sudeste principalmente São Paulo como eu moro em Santa Catarina tenho que colocar nos custos despesas como o meu deslocamento, estadia e frete para trazer o carro visto que em muitas vezes a documentação demora alguns dias para sair, mas hoje já temos vários leilões que o documento do veículo já sai no dia ou um dia após o certame então você já pode sair dirigindo o mesmo do pátio do leiloeiro. Como documentação é uma parte muito importante e que gera muita dúvida, faremos um artigo sobre esse assunto.
Placa de outro estado não é bem vista, em vários mercado o que acaba dificultado a venda, por exemplo aqui na minha região os compradores não gostam muito dos carros de São Paulo devido a problemas com enchente e problemas gerados pelos grandes congestionamentos como cambio, embreagem e outros. Portanto é bom tentar verificar na sua região o preconceito por carro de determinado estado e evitar veículos com placas desses estados. Mais informações sobre identificações de qual estado é a placa ver tabela anexa.
Hoje vários leiloeiros dão a oportunidade compra online você deve se cadastrar site do leiloeiro alguns solicitam o envio da documentação a partir de então você poderá dar lances pela internet se o seu lance for o maior será emitido um boleto em seu nome após o pagamento sairá um a nota de venda e a documentação definitiva poderá ser encaminhada para sua casa. Mas mesmo nas compras online você terá ir até o pátio do leiloeiro para retirar o veículo o encaminhar uma procuração autorizando uma empresa de transporte a retirar o lote para você.
Como você terá que ir ao pátio para retirar o veículo eu aconselho que participe do leilão presencial e faça a avaliação mecânica do veículo antes do certame. Para saber mais sobre avalição mecânica verifique a série de artigos “COMO AVALIAR MECANICA DE CARRO EM LEILÃO”.
Após receber o documento do veículo você deve transferir o mesmo para o seu nome e se possível fazer o seguro (dica vai direto na seguradora ou no banco para fazer o seguro), quando o carro tem seguro a venda fica bem mais fácil pois muitos compradores tem preconceito e ficam com medo de comprar carro proveniente de leilão visto que dependendo do tipo de leilão que o veículo foi comprado as seguradoras não fazem mais seguro. O fato de o carro ter passado por leilão não implica em nenhum problema na hora do financiamento.
Após transfere o carro para o seu nome não constará mais informações sobre a participação do veículo em leilão, mas se o comprador checar a documentação em uma empresa especializada o mesmo ficara sabendo dessa informação, portanto é sempre bom informar para o possível comprador a origem do veículo, como já falei acima isso é uma barreira para venda, mas com a documentação e revisões em dia e seguro essas barreiras diminuem bastante.
Voltando a nossa pergunta título “Vale a pena comprar carro em leilão?”.
Se você for comprar um veículo para uso próprio, vale muito a pena participar de leilões e muita gente já está fazendo isso com já falamos anterior mente, devido ao valor exorbitante dos carros zero muitos compradores estão migrando para compra de carro usado e os leilões são uma ótima oportunidade para comprar usados e seminovos.
Se o seu objetivo é comprar para revender também está valendo a pena pois como a procura por carro usado está aumentando a revenda tende a ser mais fácil e rápida e como ainda e possível encontrar várias pechinchas nos leilões você pode anunciar o veículo com o preço abaixo da tabela FIPE e das revendas de carros aumentando assim a sua liquides. Mas se você não tem experiência no ramo de leilão siga as dicas colocadas acima e procure se informar mais para não perder dinheiro e principalmente tempo.
Abaixo vou colocar alguns exemplos da diferença entre o preços finais de leilões e o preço médio na minha região.
Greetings! I’ve been reading your web site for a while now and
finally got the bravery to go ahead and give you
a shout out from Kingwood Texas! Just wanted to tell you keep up
the good job!